quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Mestre de culinária

Não é para me gabar, mas ontem fiz um bacalhau com broa que estava de comer e chorar por mais!
De todos as 1001 formas de comer bacalhau, este é o meu prato favorito. E ontem percebi que é muito fácil de fazer, porque comprando o bacalhau já desfiado a única parte que dá trabalho é esfarelar o miolo da broa e picar cebola e alho. Tudo o resto é só pôr num pirex e levar ao forno.
Desta vez acompanhei com umas babatas salteadas que já se compram descascadas e temperadas, mas também fica muito bem com couves.

Aqui fica a receita para quem se quiser aventurar:

2 postas de bacalhau do lombo demolhado
2 dl de azeite
2 colheres (sopa) de banha
1 colher (sobremesa) de colorau
400 grs de miolo de broa
2 dentes de alho picados
2 cebolas médias picadas
1 folha de louro
pimenta q.b.
1 copo e meio de vinho branco

1. Coloque as postas de bacalhau demolhado num tabuleiro, regue com meio copo de vinho, junte junte um pouco de azeite (+- 4 colheres de sopa), a folha de louro e tempere com pimenta. Leve ao forno quente até alourar.
2. Amasse o miolo de broa com o restante vinho, os alhos picados, a banha, a cebola picada, o restante azeite e o colorau. Tempere com pimenta e sal caso seja necessário e espalhe sobre o bacalhau, fazendo-o aderir com as costas de uma colher, ou com as mãos. Leve novamente ao forno até alourar bem a crosta regando várias vezes com o molho.

2 comentários:

Cromossoma X disse...

e onde encontras tu a broa?

Tiago Tavares disse...

Pois, essa tinha trazido do Porto há 1 semana... Aqui é mais difícil. Mas no restaurante madeirense que fica mesmo ao lado do Cantinho de Portugal, em Stockwell, vendem pão com muito bom aspecto!