quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

Sem feriados

Dezembro é um bom mês para trabalhar em Portugal. Dois feriados logo ao início, que com sorte dão direito a ponte, e depois entra tudo em banho maria até ao Natal. Da última semana do mês nem se fala.
Aqui há muito poucos feriados no ano. Mas pelo que vos disse em posts anteriores, não me posso queixar das condições de trabalho. E pela minha parte, daqui até ao Natal vão ser tempos engraçados, com a visita dos meus pais e da Joana, a cerimónia de graduation e as compras de Natal. Só é chato anoitecer às 4h30 da tarde...

Voltando ao trabalho, já começo a perceber bem como funciona a habitação social aqui. Qualquer pessoa se pode inscrever na sua autarquia, e depois a sua situação é avaliada e acumula "pontos". Quantos mais "necessidades sociais" tiver, mais pontos tem, e mais sobe na lista de espera para casas sociais. Essas casas pertencem ou às autarquias ou às housing associations, como a minha. Mas tudo isto representa muitas centenas de milhares de casas, especialmente porque aqui as rendas privadas são muito caras.
Em suma, as pessoas que entram para as casas da Toynbeee, ou vêm da lista de espera das autarquias, ou são pessoas que já viviam em casas da associação e pediram para mudar (porque a família cresceu, ou diminuiu, ou porque têm problemas com a casa actual). E são todos pessoas com dificuldades: idosos, famílias pobres, sem-abrigo...
No próximo post conto-vos o que estou a fazer exactamente.

Sem comentários: