terça-feira, 22 de novembro de 2005

Está quase!

Já cá estou! Pela primeira vez em muitas viagens, deixei uma Lisboa cinzenta para aterrar em Londres com céu azul. Mas já muito frio!
Apesar de cansado de uma noite mal dormida, pedi o The Independent à entrada do avião e comecei a ler. Li, por exemplo, que aqueles autocarros velhinhos de dois andares, em que se entra por trás, vão sair de circulação daqui a 2 semanas (ficam só os de dois andares modernos).
Mas o pior foi quando cheguei a uma página que tinha 3 problemas de sudoku, o jogo do momento. Para quem não sabe - e também só me explicaram há 2 dias como se joga -, é uma espécie de palavras cruzadas mas com números. Tentei primeiro o "fácil", e rapidamente tinha o jogo todo mal, com números a repetirem-se onde não deviam. Depois fui ao "intermédio", e aconteceu o mesmo. Já estava prestes a desistir (é mesmo daqueles jogos enervantes, mas que facilmente vicia), quando resolvi tentar o "difícil".
Um parêntesis aqui para dizer que sempre tive muita paciência para coisas inúteis, como fazer listas de tudo e mais alguma coisa, ou procurar gente conhecida na lista telefónica (mesmo que seja um Silva ou Santos).
Foi então que resolvi ir, quadrado por quadrado (e são 81!), ver todos os números que seriam possíveis de pôr em cada um, e depois segui, linha por linha, horizontal e vertical, a ver o número que não se repetia noutros quadrados, ou seja, aquele que só poderia ser num específico.
Bem, esta explicação é chinês para quem nunca experimentou jogar, mas o resultado foi, não só a transformação de um jogo de lógica num mero jogo de paciência (agora dá para acertar sempre) e, bem pior que isso, uma dor de cabeça até ao fim do dia.
Por isso, e contrariando os meus horários habituais, vou-me deitar às onze da noite (cedíssimo!) para amanhã estar fresco no meu primeiro dia de trabalho!

3 comentários:

Mafi disse...

não te equeças de contar com os quadrados!os números não só não se repetem na mesma linha e coluna como também no mesmo quadrado! Ajuda a diminuir as hipóteses!
eu já viciei......

Anónimo disse...

Tu olha lá tu não comeces a fazer jogos de sudoku! Ficas totalmente viciado. Eu não tenho tempo para fazer todos os dias um jogo de sudoku mas aqui só para a gente a toda a hora e todo o momento estou a pensar quando posso ir fazer. É um vício!!!!

Maffa disse...

Fogo, e eu que nunca experimentei... Tou um bocado com medo, é que toda a gente faz, e depois... se eu nao conseguir?!??!