quinta-feira, 4 de maio de 2006

Em quem votar?

Hoje são as eleições locais em vários concelhos de Inglaterra. Aqui vota-se sempre à quinta-feira, entre as 7 da manhã e as 10 da noite. Podem encontrar uma boa explicação do processo eleitoral nesta notícia do Diário Digital.

Estou contente com a ideia de poder votar, mas a verdade é que não sei em quem! Não vi quaisquer sinais de campanha nas ruas, só recebi panfletos de dois partidos pelo correio (e diziam muito pouco) e nem na internet consegui encontrar as propostas de cada um.
No boletim de voto vão aparecer 14 nomes e eu tenho de pôr a cruzinha em 3 (até pode ser um de cada partido!). Os 3 mais votados serão os representantes (councillors) da minha freguesia (ward) no concelho (council) de Camden.
Apesar de serem apenas eleições locais e de a abstenção se prever bastante elevada, pode acontecer que um resultado muito fraco para o partido de Blair tenha efeitos no seu futuro próximo. O partido está há 9 anos no poder e nas últimas semanas foi envolvido em vários escândalos, por isso a sua popularidade está em baixo. Parecido com o que aconteceu no fim do governo do Cavaco, quando todas as semanas saía uma notícia sobre um ministro n'O Independente. Apesar de eu simpatizar com a luta de Blair contra a pobreza, acho que está a chegar a altura de dar o lugar a David Cameron, o líder dos Conservadores, que tem posto na agenda do seu partido temas habitualmente mais conotados com a esquerda, como o ambiente e as políticas sociais (eu sei que é marketing, mas é bom, ou não?). Por seu lado, Blair tem alinhado sempre com Bush e ainda ontem prometeu deportar todos os estrangeiros que sejam condenados por qualquer crime - bela esquerda!...
Bem, mas isto não acrescenta muito à minha escolha sobre quem deve representar a minha freguesia. Será que devo tirar à sorte?
Estes são os meus candidatos:
St Pancras and Somers Town

Labour Party - Nural Islam, Roger Robinson e Ruth Stewart
Conservative Party - Rohit Grover, Robert Ricketts e Abdul Salam
Liberal Democrat - Margaret Finer, Charles Marquand e Barbara Waddington
Green Party - Beatrix Campbell, Richard Eden e Matthew Hodgkinson-Barrett
Respect (Against War and Privatisation) - Nuruzzaman Hira
Independent - Robert Austin

5 comentários:

Mafi disse...

hum... e se fosse spelos nomes que gostas mais... estilo... os mais engracados? ;)

Anónimo disse...

... mas... como é que tu voptas aqui??? :| Ajuda- Procura-se!

amigona avó e a neta princesa disse...

Há algum tempo que não passava por aqui, Tiago... foste dos primeiros blogues que conheci e visitei durante algum tempo...
hoje estás a votos... vota bem...

p.canha disse...

não sou capaz de um comentário sério, mas como dizia a minha mãe que Deus a tenha, "em caso de duvida, não hesite vá pela direita". um abraço. cá chegou a revista espantosa com uma receita de um chocolate cheesecake with caramel que vou exprimentar amanhã depois de ter ido ao corte inglês -hoje - comprar um ingrediente que me falta. tem outra de rissotto que tenho memso que exprimentar. um abraço

Anónimo disse...

Pronto! Eu que não gosto de fazer comentários, desta vez tem mesmo que ser...

Ó meu amigo, já lá vão 92horas e 23 minutos sem escreveres no Blog!!!
O que é que se passa?
Estás bem??? Daqui a pouco chegas ao record de estar mais de 100horas sem dizer nada!!

Fico a aguardar novidades!