sexta-feira, 14 de outubro de 2005

De Bombaim para Londres

Ontem à noite foi tempo de celebrar, com queijos vindos de Portugal e vinho verde vindo do Sainsburys. Acho lindo ler na conta do supermercado eggs, milk, bread... e depois, na nossa língua: vinho verde!
Connosco temos o pai da Nayan, que vai cá estar 3 semanas. Além de ser muito simpático, trouxe um carregamento de snacks indianos muito bons mesmo! E ainda vários CDs orientais, que agora fazem de música ambiente na casa, e um Monopólio!
Ontem a conversa foi sobre casamentos. Se em Portugal já é uma grande festa com custos inflaccionados, na Índia pode durar até 5 dias e os convidados podem subir até aos milhares.
Hoje de manhã, enquanto tomávamos o pequeno-almoço sentados no chão da sala, conversávamos sobre as nossas religiões. Eles seguem o jainismo, a mesma religião de Gandhi. Parece muito baseado na auto-consciência, um bocado mais virado para dentro do nós próprios e não tanto para Deus, e acredita na reincarnação. Mas há alguma coisa neles de espiritual que transparece e me incita a cuidar melhor dos meus momentos de silêncio e meditação. E ambos, pai e filha, me pediram para os levar comigo à missa no próximo domingo.
Foi mais uma ocasião em que senti o privilégio que é estar aqui a "beber" deste encontro de culturas, aprender com a novidade e consolidar os meus valores. E experimentar novos sabores também não é nada mau!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Não tenhas dúvidas, Tiago! Essa a grande vantagem de conhecer outras pessoas de outros locais com outras culturas, com outras maneiras de estar na vida, com outras religiões. E é assim que todos vamos crescendo e crescendo. Aceitando os outros ... concluindo que nós não somos os únicos certos e correctos. E aprender muito todos os dias. e também ensinar. Esta troca entre pessoas deste mundo é muito interessante! Tenho dado tanto (tenho consciência plena disso) mas tenho recebido TANTO!!!! Tia Dáda