terça-feira, 29 de maio de 2007

Campanhas MSV

Já aqui falei várias vezes do Movimento ao Serviço da Vida, um grupo a que me orgulho de pertencer (mesmo à distância) e que moldou muito do que sou hoje.
Um dos projectos de que já se falava há vários anos é o Céu Aberto, uma casa para acolher crianças de risco. O projecto já está há anos no papel, a casa (em ruínas) foi cedida pela Câmara de Lisboa há mais de 1 ano mas estava a faltar o dinheiro para as obras. Pois bem, finalmente surgiu a maneira de conseguir esse dinheiro! O novo Swatch Mundo Perfeito vai ser apresentado e deve chegar às lojas nos próximos dias.
Não é lindo de morrer? E a caixa, já repararam? Não vamos todos querer ter um???
Outra parte importante da actuação do MSV são os projectos de Verão. Todos os anos parte um grupo de voluntários para o interior do Brasil e outro grupo para o concelho de Alcoutim. Num lugar e noutro, esses voluntários visitam os doentes, animam lares de idosos, dão explicações a crianças e tentam unir e dinamizar as comunidades. Eu já o fiz durante 3 Verões seguidos e foram as experiências em que me senti mais realizado. Para pagar os bilhetes de avião ou a gasolina, o aluguer da casa onde ficam e os materiais didácticos, os grupos que vão em cada ano organizam várias actividades. A maior é o jantar MSV, que vai acontecer na próxima sexta-feira na Academia Militar, junto à Estefânia (ver mapa). Os €30 do preço podem parecer muito, mas se juntarem à óptima comida que há sempre (olhem que eu percebo disto!) um espectáculo de capoeira no início e uma sessão de fados no final, fica um bom preço para um programa de sexta-feira com os amigos!
Finalmente, como todos os anos há a campanha das T-shirts. Eu sei que o tempo por aí não tem estado nada de especial, mas o sol vai agora começar a aparecer em força e é preciso vestir a família toda com roupa alegre e colorida! E mais uma vez, juntar o útil ao agradável e patrocinar os restantes projectos do MSV. Há 2 centros de ocupação de tempos livres para crianças no Brasil que todos os meses recebem do MSV o dinheiro necessário para funcionarem; e há uma equipa de rua que todos os dias presta apoio aos sem-abrigo da Baixa, e que apesar de ser em parte financiada pela Câmara de Lisboa precisa também da outra parte. Os modelos das T-shirts podem ser vistos aqui, onde se explica também como fazer para comprar.
Ficam, portanto, três ideias de como ajudar bons projectos. Quem estiver interessado pode-me escrever um comentário ou mandar um mail e eu posso dar mais informações.
Eu não posso estar no jantar, mas certamente vou ter um relógio no pulso e, como sempre, vestir a camisola!

1 comentário:

Anónimo disse...

ola Tiago!
desde que descobri o teu blog, sou uma visitante assídua,aliás,graças ao facto de o ter decoberto, consegui reunir várias informações sobre estudar,trabalhar e viver em londres, que tu,tão amavalmente me disponibilizaste.
não sei se chegaste a receber o último mail que te mandei, em que te pedia informações sobre cursos de inglês acessíveis(para aperfeiçoamento)
a propósito,devo ir para londres para a semana.
quem sabe se não nos cruzaremos um dia destes por aí.
bem, mas queria também comentar este teu post e dizer que admiro bastante o facto de te envolveres tanto em projectos de solidariedade social e voluntariado.
deves ser uma pessoa impecável,e deves ter um coração muito bondoso e altruista.
eu nunca tive a possibilidade de participar neste tipo de projectos directamente,mas sempre que tenho conhecimento de campanhas de recolha de bens de primeira necessidade,como roupa,comida e livros,contribuo sempre; pois afinal não custa nada ajudarmos quem precisa,permitindo que pessoas a quem falta tanta coisa essencial possam sorrir com essas dádivas.
continua sempre a ser como és.

margarida
margarida-1978@hotmail.com