quinta-feira, 17 de março de 2005

Chegou a Primavera!

É verdade, Londres despiu finalmente o seu fato cinzento de todos os dias e brindou-nos ontem com um dia de sol! E hoje ainda está melhor! Bem sei que não são os 29ºC que estão em Lisboa, mas já me contento com os 18ºC daqui.
E aquilo que para mim é uma pequena alegria (maior será quando daqui a 4 dias voltar para o sol a sério), para esta gente é uma verdadeira euforia: as ruas que há entre os vários edifícios da faculdade estão cheias de gente, alguns sentados nos degraus à conversa, muitos a beber cerveja... Saíram dos armários os calções, T-shirts e chinelos, parece o nosso Verão!
E para alegrar ainda mais, hoje é dia de St. Patrick, que não só os irlandeses mas toda a comunidade londrina se prepara para festejar. E eu espero festejar também, mais logo, a passagem do Sporting aos quartos-de-final da Taça UEFA!

segunda-feira, 14 de março de 2005

Uma semana para as férias...




O meu maior inimigo aqui é a preguiça. Não tenho dúvidas que nunca na minha vida de estudante li tanto como aqui, mas ainda estou longe de fazer tudo o que devo. E a mesma preguiça leva-me a adiar escrever aqui no blogue, apesar de ser uma coisa que me dá muito prazer.

Na semana que passou andei meio chateado por outra razão: cada vez mais o Master me parece demasiado teórico. Vinha à procura de reflexões críticas, baseadas na experiência de medidas políticas concretas, mas passamos a maior parte do tempo a discutir definições e teorias de autores ilustres.
Tinha de preparar uma apresentação para quinta, sobre um tema tão vago como "direitos humanos e desevolvimento social". Li tudo o que era suposto, preparei umas coisas para dizer e fiz um Power Point. Resultado: para o professor foi um "excelente resumo", mas eu não percebi nada do que disse! Ou se percebi, para mim aquilo é só palavreado sem consequências.

Mas nem tudo é mau, longe disso! Na quinta tivemos na residência o jantar para comemorar o fim do período. Como a fotografia documenta, o traje era formal e a comida melhorada. A nossa Rose, que todos os dias presenteia a nossa mesa com "extra-food" (eufemismo para "os restos do jantar"), esmerou-se em trazer-nos as garrafas de vinho que os outros iam deixando. E como sempre em Passfield, muito se bailou pela noite dentro - que é como quem diz, até à 1 da manhã...

No sábado foi a vez de visitar as minhas amigas portuguesas em Londres. Fui almoçar a casa da Margarida, em Reigate, e conhecer a casa da Ana, em Wimbledon. É sempre bom pôr a conversa em dia, falar um bocado em português (ainda que entrecruzado por inglês e espanhol, para agradar a todos) e poder ter comida com sabor a casa.

Daqui a uma semana estou "de volta para o meu aconchego". Desta vez com mais incumbências e preocupações: ajudar o mais possível o Pedro nos preparativos para o casamento, escrever dois essays e adiantar a dissertação (o trabalho de campo é sobre Lisboa). Nas 3 primeiras primeiras semanas vou ter de novo a companhia do Eduardo, que se deu muito bem entre nós da outra vez e aproveita para recarregar a sua reserva de exposição solar. Os outros amigos estão a guardar a visita para o Verão.

Por agora é tudo, vou voltar às tão entusiasmantes teorias...

segunda-feira, 7 de março de 2005

Entretanto...


...na semana passada nevou um bocadinho todos os dias. Na sexta, quando acordei, era este o cenário que podia apreciar da minha janela!
No domingo anterior, o Leopoldo fez anos e fomos jantar a um restaurante brasileiro aqui perto, com direito a aula de forró e tudo!
Nessa noite, cumpri a tradição e fiquei a ver a entrega dos Óscares na sala da televisão. Quer dizer, com muitos momentos de sono pelo meio...
E, para terminar, na semana passada começou a campanha 2005 de T-shirts do MSV. O objectivo, como sabem, é a construção de uma casa para acolher crianças em risco. Aqui ficam os desenhos, se quiserem alguma é só dizer!

Visita!


Desculpem o meu silêncio prolongado, mas nos últimos dias recebi a visita do meu irmão! E foi muito bom!
Chegou na quarta, e foi embora na noite passada. Nos primeiros dias, andou sozinho a ver museus e lojas de magia (!), enquanto eu estava na faculdade, mas no fim-de-semana percorremos juntos algumas das atracções de Londres: St. Paul's, Notting Hill, Buckingham, Speakers Corner, Covent Garden...
Todas as noites houve programa aqui na residência: um quiz na quarta, em que conquistámos o segundo lugar (tá bem, eram só 3 equipas...); noite de karaoke na quinta (cantei New York, New York do Sinatra); festa do queijo e do vinho com o grupo de Paris na sexta; festa de anos do Vitaliy no sábado. E o João sempre integrado, a fazer os seus truques ou a meter conversa com os meus amigos. Especialmente curioso estava o Ibrahim, que não parou de lhe fazer perguntas sobre religião.
Pensava que ia causar mais surpresa ter um padre aqui na residência, mas não. E pensava que ele ia ter mais dificuldades com a língua (ainda é do tempo em que o francês vinha primeiro), mas também não foi o caso. E também agradável foi a "visita" de um queijo da Serra e alguns enchidos que a Mãe mandou!
Agora as 2 semanas que faltam vão ser "sempre a abrir"...