domingo, 31 de julho de 2005

Domingo em "família"

Realmente em Londres parece que não há dois dias iguais! E um simples domingo, passado a 1500 kms de casa, pode-se tornar num dia de encontro com várias "famílias". Mais giro ainda: quando saí de casa com o João às 11 da manhã, achávamos que íamos à missa e voltávamos; mas afinal só voltámos à residência às 11 da noite.
Mas vamos por partes...
Entre os meus colegas de Faculdade havia um jesuíta, que me enviou um mail a convidar para a missa de hoje, dia de Santo Inácio (fundador dos Jesuítas), na paróquia onde ele tinha trabalhado este ano.
Entusiasmados com a ideia de uma missa multicultural, lá nos pusemos a caminho de Seven Sisters, uma zona já muito periférica. Dentro da igreja havia umas 40 bandeiras penduradas, que correspondiam à assembleia tão heterogénea que ali se reunira. Da multidão que enchia a igreja, destacavam-se os africanos com os seus trajes típicos bem coloridos. Os coros da missa eram também de várias proveniências e estilos, e - coisa que nunca tinha visto - um dos padres reproduzia em linguagem gestual todas as palavras. Fez-me sentir mais uma vez a Igreja como uma grande família, com a porta aberta para todos, e como diz a canção, "pão e vinho sobre a mesa". Afinal, a missa é uma festa, e esta terminou com as várias bandeiras a saírem em procissão; o João e eu levámos orgulhosamente a bandeira portuguesa!
A festa ia continuar com um banquete de comida dos vários países, mas entretanto fomos convocados para a festa-surpresa de despedida do Juan (na foto, à esquerda), o meu amigo colombiano que regressa a Bogotá na terça-feira.
Num jardim simpático e com o sol a aparecer de vez em quando, terminámos em beleza esta época de eventos com a "família" colombiana, com quem tantas vezes fizemos a festa durante o ano. E há que realçar que comemos muito bem!
Pela equipa da Colômbia, alinharam o Juan, a Catalina, a Natalia e mais uns 10 colombianos; pelo "resto do mundo", apenas o Eduardo, o João e eu.
Mas o dia ainda nos reservava mais um encontro "familiar": fomos jantar a Wimbledon, com a Ana e o Paulo, que está a passar cá uma semana. Comemos no jardim, à luz das velas. E foi o Paulo que nos cozinhou uns deliciosos cogumelos com bacon para entrada, seguidos de um bacalhau com natas. Sempre em inglês, porque o Neil também estava, a conversa foi fluindo até regressarmos a Commonwealth Hall.

E assim se passou um óptimo domingo! Como comentou a minha Mãe, que tentou em vão apanhar-me em casa, "sempre em festa"...

Sem comentários: