Incentivos
Ontem fui tomar um copo com uma rapariga portuguesa que conheci há pouco. Está a fazer um curso "acelerado" de Enfermagem, que é aberto a qualquer pessoa com um curso superior, seja ele Biologia ou Direito. São só 2 anos de aulas e estágios em hospitais, e a pessoa fica pronta a exercer. De qualquer forma, a maioria dos cursos superiores aqui só dura 3 anos. E uma das razões que me fez vir para cá estudar foi a possibilidade de fazer um Master em apenas 1 ano.
Mas não era sobre a duração dos cursos que queria falar. Em geral, as propinas cá são caras: cerca de €4500 por ano para um curso superior. Ora, como ultimamente tem havido pouca gente a entrar para Enfermagem e é preciso que haja mais, eles decidiram que neste curso não se paga propina. Melhor ainda, os ingleses ou estrangeiros que cá vivam há mais de 3 anos recebem uma bolsa durante o curso.
Claro que o importante, sobretudo nestas profissões que lidam mais directamente com pessoas, é captar as pessoas com mais vocação, mas há que reconhecer que estes incentivos são uma maneira prática de tentar equilibrar a procura e oferta no mercado de trabalho.
1 comentário:
Olha lá... Pergunta a essa tal menina se não vai fazer outro blog agora que está em Londres...
Isto do Mary in Berlin quando se está in London não dá com nada!
Enviar um comentário