quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Avé

Vim agora ver os mails, ligo a TVI (que consigo ver online desde ontem) e eis que oiço o Avé de Fátima. Que é também o Avé de Vaqueiros (Serra Algarvia), e de Montes Claros (Brasil). Nunca esquecerei uma procissão a que fomos num bairro vizinho do nosso, em que todo o povo brasileiro o cantou do princípio ao fim.
Estão a transmitir as cerimónias do 13 de Outubro a partir de Fátima, onde também estão os meus Pais e o João. E onde eu estaria certamente, se estivesse em Portugal.
Recordo as dezenas de vezes (mais de cem) que estive em Fátima em momentos importantes: quando o João nos anunciou que ia para o seminário, em 1988; nas 3 vindas do Papa (1982, 1991 e 2000); à chegada (ou no último caso, partida) de 6 peregrinações a pé; nas muitas vigílias de 13 de Maio e Outubro, nos últimos anos; de visita com amigos, uns mais crentes e praticantes, outros menos, como a Mafalda, o Pedro, o Diogo, o Vasco ou a Ana Sofia.
Lembro também o relato do Milagre do Sol, que aconteceu faz hoje 87 anos, e que mais que uma vez ouvi da boca de quem lá esteve nesse dia, a nossa santa amiga Irmã Conceição.
Recordo a entrega que fui fazendo das minhas pequenas missões a Maria, naquele Santuário, e confio-lhe, de novo, esta missão que me trouxe aqui a Londres, e a Missão maior que é a vida.

Sem comentários: