quinta-feira, 8 de dezembro de 2005

10 anos

Tenho andado preguiçoso para escrever, mas hoje não podia deixar passar em claro esta efeméride.
Há 10 anos, neste dia de Nossa Senhora da Conceição, o meu irmão João foi ordenado padre. É verdade, pode ter cara de miúdo (como o outro do anúncio), mas já é padre há 10 anos!
Nesse tempo, já passou por Palmela, pelo Seixal e agora pela Moita, sempre com responsabilidades acrescidas.
A vida de padre não é fácil, sobretudo quando há que celebrar 5 ou 6 missas cada domingo (mais os casamentos e baptizados), ou quando a meio do dia de folga é chamado para ir fazer um funeral. Mas quem convive com o João sabe que ele é feliz na vocação que escolheu.
Eu tinha 8 anos quando ele entrou para o seminário. E segundo ele contou na primeira missa, o que mais lhe custou foi deixar o irmão pequenino. Mas claro que isso não foi impedimento a que mantivéssemos sempre uma cumplicidade muito grande.
Em criança, ficava atrapalhado quando me perguntavam porque é que o meu irmão "ia para padre", e se eu mais tarde queria ir também. Mas quando cresci rapidamente isso deixou de ser um tema sensível e, até hoje, sempre que me perguntam se tenho irmãos eu faço questão de realçar que o meu irmão é padre. É um orgulho muito grande quando um dos seus paroquianos vem ter connosco (pais e irmãos) para contar algum episódio onde ele teve um papel importante na sua vida, e isso acontece com alguma frequência. E é um orgulho vê-lo cativar as pessoas com as suas magias e malabarismos, os seus hobbies preferidos (além do futebol e da bicicleta), que são ao mesmo tempo forma de descontracção e um meio original de transmitir a mensagem cristã. E foi também uma emoção muito forte vê-lo baptizar os meus sobrinhos, fazer o funeral dos meus avós, ou casar o Pedro e a Isabel.
Aqui lhe deixo os meus desejos de que continue sempre fielmente dedicado a Quem o escolheu e aos que lhe vão sendo confiados. Dessa maneira, será sempre para mim um exemplo, que me incentiva a ser melhor. E de qualquer maneira - e só isso já é tanto!, é o meu irmão.

7 comentários:

Mafi disse...

tens de pôr foto do mano!!!!

Maffa disse...

Gostei muito deste post... ai é tao bonito ver dois irmaos tao amigos e orgulhosos um do outro :-)

Rita disse...

Parabéns pelo irmão que tens : )) E é de louvar uma relação tão cumplice entre vcs dois : )

Anónimo disse...

Mtos parabéns!!!!!!!!! Ganda irmão! Bjs Inocas

Mafi disse...

Bem...a verdade é que consegue, como poucos, cativar-nos!
É incrível como já passaram 10 anos em que conseguiu pôr a Igreja da Costa em peso de lenço ao canto do olho!
Muitos Parabéns!

Constança disse...

Muitos Parabéns, a ele e a ti! Tenho a certeza que se ele é quem é, tb a ti o deve :D
bjs

Goncalo Boavida disse...

Padre João: Aquele abraço

Tiago, bom dezembro e até breve algures pelas nossas terras.