sábado, 31 de dezembro de 2005

Balanço do Ano

Em 2005, o país andou ocupado com várias eleições. Em Fevereiro, o (des)governo de Santana Lopes foi substituído pelo governo de Sócrates com maioria absoluta. Apesar disso, poucos meses depois as autárquicas deram a vitória ao PSD. E também aos autarcas corruptos... No PS, Soares e Alegre desentenderam-se e lutam agora pela cadeira de Presidente, que ao que tudo indica ficará para Cavaco.
António Guterres foi nomeado Alto Comissário para os Refugiados. A seca teve consequências graves na agricultura, e os incêndios voltaram a ser uma praga. Também de registar, as mortes da Irmã Lúcia e de Álvaro Cunhal, duas vidas completamente diferentes, com a única semelhança de ambas terem sido orientadas por acontecimentos ocorridos em 1917. Houve ainda o arrastão que afinal não foi, as torres de Tróias que foram abaixo e os 250 anos do terramoto.

No desporto, o Sporting "morreu na praia" na Taça UEFA, perdendo a final em Alvalade para o CSKA. O Benfica tirou a barriga de misérias e conquistou o título que lhe fugia há 11 anos. Mourinho triunfou na Liga inglesa, e prepara-se para repetir a dose nesta época. Portugal voltou a ter um corredor de Fórmula 1 (e logo um Tiago!), mas foram os espanhóis que cantaram vitória com Alonso. E o Dakar partiu de Lisboa!

No espectáculo, tivemos os concertos dos U2 e dos Coldplay, e recebemos a visita dos MTV Europe Music Awards. Nos tops, triunfaram James Blunt e os D'ZRT. No Porto, abriu finalmente a Casa da Música. Muitos artistas juntaram-se no Live8 em nome de uma economia global mais justa. Million Dollar Baby ganhou o óscar de melhor filme, mas nas bilheteiras triunfaram os pinguins, mais um Harry Potter e o último capítulo de Star Wars.

Lá fora, Carlos casou com Camilla e os gays passaram a poder "casar" em Espanha e Inglaterra. Tony Blair ganhou pela terceira vez as eleições e insistiu com as grandes potências para colocarem como prioridade da agenda o apoio aos países mais pobres. A Constituição Europeia ficou adiada. Lula sobreviveu ao "mensalão". Michael Jackson foi absolvido (será um prenúncio do processo Casa Pia?). Os motins em Paris alertaram mais uma vez para os problemas da emigração e do desemprego. Os israelitas deixaram a faixa de Gaza, mas os conflitos está longe de terminar. A gripe das aves pairou como ameaça global mas afinal não se revelou tão grave. Bem mais grave foi o Katrina, que destruiu New Orleans, e outros furacões que atacaram a América Central.

O sudoku tornou-se o desporto oficial dos transportes públicos, os iPods são o último brinquedo tecnológico e as séries televisivas inundaram as secções de DVDs das lojas. Na internet, os blogs cresceram como cogumelos, e aqui saúdo o nascimento dos blogs da Mafalda, das Joanas, da Ana Sofia, da Constança, e o Portugal No Mundo.

Queria destacar ainda duas notícias de 2005 que me tocaram particularmente. Primeiro, a morte de João Paulo II, um Papa que marcou a minha vida, e que recebeu no seu funeral a merecida homenagem dos líderes de todo o mundo e de milhões de pessoas que acorreram a Roma. Segundo, os atentados terroristas em Londres, muito perto do lugar onde eu vivia nessa altura; apesar de eu estar a gozar o sol da Caparica no fatídico 7 de Julho, regressei a tempo de assistir à exemplar resposta do povo londrino, que recusou render-se ao medo e continuou a sua vida de sempre.

A nível pessoal, foi um ano de conquistas. Depois da época de exames em que mais estudei na vida e do difícil parto da dissertação, acabei o Master com bons resultados e consegui um emprego, e assim prolonguei a minha aventura londrina; acho que tomei a decisão acertada. E passei do conforto (apertado) da residência para um apartamento onde os três temos de tratar de tudo, e até agora tem corrido tudo às mil maravilhas.
Em Londres, boas amizades nasceram ou cresceram. Com o Eduardo, que me tem acompanhado sempre, nos bons momentos (incluindo 3 visitas a Portugal!) e também nas minhas neuras. Com o Roberto e os colombianos (Juan, Catalina e Natalia), com quem fui conhecer Paris e que me acompanharam em várias festas (com vinho e queijo, pois claro!), sendo que a próxima vai ser em Bogotá. Com a Nayan, que agora vive comigo e com quem tenho tido muito boas conversas. Com a Ana Magalhães, que tenho conhecido muito melhor.
E as amizades de cá não ficaram a perder (acho eu, mas aceitam-se reclamações!). Ainda há poucos dias uma amiga me dizia que eu conseguia estar sempre presente nos momentos importantes. E graças ao MSN e ao Skype, consigo receber muitas novidades em primeira mão!
Há uma coisa que infelizmente não vou conseguir repetir em 2006: neste ano vim 9 vezes a Portugal, e tudo somado passei cá quase 3 meses! Não há nada como a vida de estudante...
Mas também foi muito bom receber a visita dos Pais, do meu irmão João, da Joana e da Sara, do João Raposo (que passou um mês na minha residência), do Diogo, do Ricardo, do Bruno e da Rita, do Rui, da Diana, da Mafalda, da Inês, da Francisca, da Joana e do Pedro.
Os momentos altos do ano foram o nascimento do meu sobrinho João, o casamento do Pedro e da Isabel, e o do Constante e da Cláudia, a viagem a Paris, os passeios a mostrar Portugal aos amigos estrangeiros, os concertos dos U2 em Cardiff e da Mariza em Londres. E, claro, o dia em que soube as notas do Master e o outro em que recebi o telefonema a dizer que tinha trabalho.
Em suma, foi um ano em cheio e só posso desejar que o seguinte não lhe fique atrás!

A terminar, queria agradecer-vos a todos, amigos e curiosos, por lerem este blog e me incentivarem a escrever. Era um sonho de sempre, e saber que tenho umas 50 visitas por dia é motivo de alegria!

Para todos, o desejo de que entremos em 2006 com optimismo e empenho, e já agora... que Portugal dê um pontapé na crise e ganhe o Mundial!

Sem comentários: