terça-feira, 27 de dezembro de 2005

O meu Natal

Eis-me de volta a casa. Acho que me senti pela primeira vez emigrante, a ir passar o Natal à terra. Trabalhei até ao dia 23 e vim nesse dia à noite, enquanto que no ano passado tinha vindo com 2 semanas de antecedência, por isso não deu para ter a mesma sensação. No entanto, tenho sempre a sensação de estar perto, muito perto...
Pela primeira vez andei em business class. Obviamente que não foi uma opção! Quando reservei os bilhetes em Outubro os mais baratos que havia custavam 75 contos, mas passar o Natal com a família vale bem esse dinheiro! Cheguei ao aeroporto mesmo em cima da hora e a fila para o check-in era enorme: "tás tramado", pensei. Pedi a ajuda a uma menina da British Airways (sim, pela primeira vez voei numa companhia decente) e ela disse-me para ir por um corredor para o check-in "premium". Aí não só não havia fila, como ainda nos ofereciam chocolates. Os lugares no avião não eram diferentes dos restantes, só havia uma cortina a separar-nos. Mas tive direito a rosbife, talheres de metal e a atenção constante das hospedeiras.
À chegada, foi difícil descobrir os meus pais, tal era a multidão no aeroporto. Foi o auge da sensação de emigrante a chegar!

A manhã do dia 24 foi passada a embrulhar os presentes, porque em Inglaterra nenhuma loja o faz (quem disse que lá é tudo melhor?). E seguiu-se o almoço de anos do Ricardo, que há vários anos faz parte da tradição.
Apesar de ter passado a última semana enfiado na Oxford Street e de trazido uma mala enorme completamente cheia de presentes, claro que me havia de faltar um, por isso lá estava eu no Fórum quase às 7 da tarde do dia 24. É sempre assim!
Cá em casa a noite de 24 é mais simples, porque a minha irmã vai para os sogros (logo, não há crianças) e o meu irmão tem de sair cedo para a Missa do Galo. Mas claro que é sempre um jantar mais especial (apesar de o bacalhau não ser o meu forte), com o João, os Pais e a Tia Mila.
O dia 25 foi mais intenso. Para começar, fomos à missa (na Moita, por ser dia de festa), para recordar o que verdadeiramente se celebra neste dia. Depois viemos almoçar, já com toda a família, o peru recheado e as infindáveis sobremesas. Como o João teve de voltar para as suas obrigações de pároco à tarde, a abertura das prendas ficou adiada até às 9 da noite, quando as crianças já estavam mais que impacientes.
Parece que escolhi bem os presentes: o massajador de pés para a Mãe, o atlas para o Pai, uma buzina para o João, livros para a Isabel e o Carlos... mas o que fez mais sucesso foi o boneco do Harry Potter que ofereci às sobrinhas. Ele faz levitar uma bola, aparecer fogo, desvendar códigos... simplesmente magia!
Eu também não me posso queixar do que me tocou: uma camisola, uma camisa, um polo, um perfume, o DVD do Gato Fedorento, uma assinatura do Expresso Online (!!), uma "agenda sudoku", um "porta-papéis e canetas" para o escritório, um conjunto de cremes e after-shave, vinho e queijo.
Mas este Natal teve um sabor especial, porque tivemos connosco o nosso Menino Jesus, a estrela do dia: o Janeco!!!


2 comentários:

Mafi disse...

está TÃÃÃO giro o João Maria! Se ele foi o menino Jesus a Isabel, a Inês e a Teresinha eram as "reis Magos"? :)

JoanaM disse...

Acho que eram as "Rainhas Magas"! Pode ser?
Só pra te dizer que as tuas sobrinhas estão lindas e o bebé é um bonequinho! Felicidades para todos!
E um excelente 2006!

Beijinhos
JH.