sexta-feira, 28 de julho de 2006

La entrega de los regalos

Uns dias antes do casamento, é tradição na Colômbia fazer-se a festa da entrega dos presentes. É um serão em casa da noiva, só com a família e amigos mais próximos. Tinham-nos dito que era uma ocasião formal, que as pessoas ficavam só à conversa, que não demorava muito tempo... e nós, com base nisto, até chegámos a pensar prolongar a estadia em Cartagena por mais um dia, mas ainda bem que não o fizemos!

Quando chegámos, o apartamento estava cheio de senhoras arranjadas e homens de fato. Eles tinham empregados a servir whiskey, patés e tapas. E nós fomos conversando com as amigas, as primas (muito giras!) e as irmãs (ainda mais giras!) da Catalina. Mas tudo ainda muito proper.

O primeiro momento de frisson foi a chegada dos mariachis. Faz parte da tradição o noivo encomendar uma serenata, em que muitas vezes ele próprio também canta, mas não foi o caso. Para os meus amigos latinos era uma coisa normal, mas para mim era a primeira vez que estava a ouvir aquela música vibrante - eram uns 15 músicos, quase todos com instrumentos de cordas, num espaço não muito grande. Entre as senhoras notava-se alguma agitação, aquilo era qualquer coisa que lhes tocava lá no fundo, e algumas deixavam escapar uma lagrimita.

Mas o melhor ainda estava para vir! Depois dos mariachis, alguém teve a boa ideia de pôr música para dançar. Novamente as músicas colombianas da moda e o reggaeton, do qual o nosso amigo Roberto é um exímio executante, é só darem-lhe um pouco de "combustível".
O mais divertido foi quando ele começou a dar aulas de como dançar reggaeton (note-se, é um estilo de música brega, com letras não muito ortodoxas e dança a condizer), primeiro ao pai, depois à mãe da Catalina, e depois até aos sogros, que deviam andar na casa dos setentas.

A tal festa que costumava ser curta e muito formal acabou por durar até às 2 da manhã, e claro está que nós fomos os últimos a sair (melhor dizendo, quase que nos tiveram de expulsar!). Foi uma perfeita sessão de treinos para o casamento que se avizinhava.

2 comentários:

Maffa disse...

Bem essa noite parece mesmo ter sido linda! Realmente viajar aos países com amigos que que sejam de lá, é realmente uma riqueza inexplicável.
Faz com que qualquer outra viagem sem guias nativos quase nem valha a pena... :)

Mafi disse...

A última foto é linda! com o senhor lá atrás em altas danças iguais (ou parecidas...) com as do roberto!
Também quero mariachis quando me fizerem uma serenata!!!