domingo, 11 de março de 2007

Doente, eu?

Alguns amigos brincam comigo por eu nunca ficar doente. Não sei é por ter crescido ao pé do mar, por ter mamado até tarde ou pela dieta rica em açúcar e gorduras, mas devo realmente ter alguma resistência aos vírus. Como qualquer criança, tive papeira e varicela, e as chamadas viroses, que no meu caso se concentravam na altura do Natal (era o nervoso, disse uma vez o pediatra). Mas graças a Deus ainda estou por saber o que são dores de dentes, ouvidos ou garganta, gastro-coisites e outras maleitas comuns. A última gripe atacou-me em 2003 e mesmo a última diarreia (atente-se, dois ou mais episódios seguidos da dita) remonta ao mesmo ano - foi, aliás, o que me impediu de engordar 20kgs na viagem de finalistas.

Nunca faltei ao trabalho por doença, nem percebo como é possível os meus colegas faltarem tanto sem ninguém desconfiar que eles estejam a aldrabar. Sim, porque o ordenado pinga na mesma e ninguém lhes exige atestados.
Mas talvez seja eu que faça uma interpretação restritiva. Para mim, "estar doente" é ficar de cama, com trinta e muitos de febre, tomar antibiótico e ser alimentado a chá e bolachas. Estar constipado ou ter tosse não contam!

Serve todo este intróito para dizer que há coisa de uma semana tive aquela sensação de "estar a ficar doente". Tinha tosse forte, com abundante produção viscosa, e sentia o corpo a ficar mole - em todo o caso, como não tenho cá termómetro para atestar a enfermidade, não há provas de que realmente estive doente! Além do mais, the show must go on, havia toda uma agenda social a cumprir e isso dos comprimidos é uma coisa a evitar, se não um dia quando for mesmo preciso o corpo já não reage. Aliás, para mim quem mete uma aspirina na mala quando vai de férias já entra na classe dos hipocondríacos, e nem sei como qualificar aquelas pessoas que levam todo um saco de remédios sem à partida precisarem.
Passados uns dias a tossir e expectorar, lá me rendi e fui ao Boots, esse misto de farmácia com loja de beleza e supermercado, onde nunca tinha comprado mais que um daqueles produtos para despentear o cabelo e uns "meal deals" (sandes+bebida+doce por £2).
Comprei um xarope e tenho tomado religiosamente de 4 em 4 horas. A tosse já quase parou, e pelo menos já é "seca". E ainda não foi desta que me pude baldar ao trabalho...

3 comentários:

Maffa disse...

Aqui é a mesma coisa. Estao sempre doentes! Eu em três anos fiquei uma vez doente e só faltei um dia...
Mas acho q eles nao mentem, porque bem vejo que o Timme fica mesmo doente frequentemente.
É que nós fomos criados com sol!! deve ser isso...

António disse...

Não resisto a comentar: eu estava lá quando essa diarreia apareceu! (e não atacou metade da viagem?)

De resto, também não ficava doente há bastante tempo, mas há duas semanas deu-me uma coisinha má - não há pior, quando estamos longe de casa!

Já agora, e para juntar tudo no mesmo "comment", parabéns pelo artigo!

Um abraço!
António

milene disse...

essa descrição de medicamento "uma coisa a evitar, se não um dia quando for mesmo preciso o corpo já não reage" e de farmácia Boots vulgo drogaria são fenomenais! :)
***