sexta-feira, 25 de maio de 2007

Novas rotinas - no emprego

Apesar de os ingleses serem por natureza mais contidos, e de demorar muito até se fazer amigos, posso dizer que no novo trabalho o ambiente é bem mais divertido. Somos um grupo de 9, em três filas de computadores, e por estarmos mais próximos acabamos sempre por meter-nos uns com os outros.
O grupo já de si lembra um bocado uma sitcom americana. A chefe indiana, baixinha e com alguma falta de confiança; o pintas, benjamim do grupo mas sempre de fato e gravata; a senhora pespineta, de voz irritante, que trata todos como filhos; o gay discreto mas sempre com tiradas de humor; o preto cool, de meia idade mas em boa forma, pastor evangélico nas horas vagas e por isso sempre com a Bíblia ao lado e as chaves penduradas numa fita que diz "I love Jesus"; o latino simpático; e o rapaz amigo de todos, que desenrasca computadores e telemóveis, e que é sempre encarregue de tratar dos dossiês difíceis (como por exemplo convencer o chefe da chefe que a equipa "tem de" ir passar um dia a Dublin).
Como em qualquer trabalho por cá, sempre que alguém vai preparar chá ou café pergunta a todos se também querem. Às sextas há o costume de a última bebida da tarde ser acompanhada de um bolo que alguém compra. Há poucos dias descobri um brasileiro que lá trabalha, noutro departamento, e meti conversa. Não sei explicar porque há tamanha concentração de gays no sector público por cá, mas adiante. Os gays não me incomodam nada, mas este brasileiro é mesmo bichona, tal é o exagero nas expressões e nos modos. E todas as sextas faz bolos para vender no trabalho. Como esta sexta me tocava providenciar o bolo para o grupo, lá lhe comprei um bolo de limão, e vinha embrulhado em papel vegetal, com a etiqueta da "marca": Miss Daisy!
Mas o mais divertido no grupo é a tarefa semanal. Não sei se conhecem um programa chamado "The Apprentice", é muito popular por aqui. É um reality show, em que um milionário coloca desafios a um grupo de 10 ambiciosos concorrentes. As tarefas têm sempre a ver com montar um negócio, vender um produto ou organizar um evento; no fim da semana o milionário avalia a actuação de cada um e despede o pior. E nós no trabalho também jogamos ao Apprentice: cada semana há uma tarefa e um chefe de equipa, mas neste caso, apesar de passarmos o tempo a brincar com isso, ninguém é despedido. Na primeira semana a tarefa era organizar a viagem a Dublin. Na última semana foi organizar um almoço de equipa, e quinta-feira lá fomos até ao Nando's mais próximo. O que nos esperará esta semana?

Sem comentários: