terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Christmas carols

Ontem foi de novo dia de cantorias. Desta vez músicas de Natal, a lembrar que a data se aproxima a passos largos.
O Barclays dava uma festa para os seus melhores clientes, e para isso tinha reservado um dos mais requintados armazéns: o Liberty's, na Regent Street. E graças a uma inside connection, contrataram o coro para ir lá cantar.
Bastou só um ensaio, e curto, para afinar os pormenores - que para os ingleses, habituados a cantar as mesmas músicas todos os anos, aquilo era peanuts. Mas para mim, nem tanto! Conhecia algumas melodias, outras não, e acertar com as letras?...
E para dar um bocado mais de graça à coisa, os livros por onde cantávamos eram da Chapel Royal (a capela da Raínha), onde o nosso maestro é o organista.

Já tinha estado no Liberty's antes, mas nunca tinha passado dos andares de baixo. No último andar, onde era a festa, estão os produtos de decoração, e era só móveis e candeeiros a custar alguns milhares de libras. Um banco de plástico, mas "design", custava £450. E por ali andavam os convidados, todos com ar de quem tem muito papel.
A pressão não era muita: éramos apenas "música de fundo" e o reportório não tinha nada de complicado, deu até para nos aventurarmos por cânticos que nunca tínhamos ensaiado. Mas acho que estávamos todos mais divertidos com o glamour do local, com o champanhe e canapés à borla, com a prova de chocolate...
Deu até para gravar 2 músicas no telemóvel. A qualidade não está muito boa mas vou pô-las aqui mais tarde (está aberta a concorrência ao blog do Rui: "o meu coro é melhor que o teu e o meu pai é polícia!").
E também deu para meter conversa com algumas pessoas do coro. O John, um senhor mais velho, que depois de se reformar de uma vida como engenheiro na British Telecom, andou a conduzir autocarros em Londres durante 4 anos. O Bob, cantor profissional que dá 200 concertos por ano por esse mundo fora, mas que acha divertido juntar-se ao nosso coro de vez em quando; ficou surpreendido quando eu lhe disse que era o primeiro coro em que participava e contou-me de um concerto que deu no Montijo este Verão, com direito a conhecer o nosso guardião Ricardo no final.
E foi tudo por este ano. O coro retoma em Janeiro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Festas de empresas em armazéns desse género? No meion de produtos de decoração? Uau, isso é muito à frente!:)

Ana & Filipe disse...

Ai o que eu adoro X-mas carols... E Natal...
E Londres no Natal...
Ai ai...

Rui disse...

eheh, obrigado pela publicidade... a gente depois acerta contas...
R.