Há dias a Matilde tinha pedido dicas para um restaurante português que fosse bom para um date, mas não muito caro. Eu aconselharia o Pescador em Camden (23 Pratt Street, NW1 0BG) – nunca fui mas disseram-me que era bom, por cerca de £20 por pessoa.
Aproveito a oportunidade para fazer uma lista dos restaurantes de que gosto. Apesar de a cozinha inglesa (se é que existe o conceito) ter má fama, há uma variedade enorme de lugares em Londres onde se pode comer muito bem.
-
O Cantinho de Portugal - 135-137 Stockwell Road, SW9 9TN
O típico restaurante de bairro, despretensioso, onde se pode comer uma boa carne de porco à alentejana à maneira. Até agora, a "escolha inteligente" pela boa relação qualidade-preço. Por £15 faz-se a festa.
-
Don Teodoro - 1 Pratt Street, Camden
O ambiente é de tasca, com gente alcoolizada e a falar alto, e em dias de futebol é escusado tentar, mas as febras são óptimas e as porções generosas, e o bacalhau também não é nada mau. Com jeitinho, uma nota de £10 paga a refeição, e ainda dá direito a tremoços a acompanhar a jola. Boa opção para uma noite alternativa, mas nunca para um date!
-
O Fado - 49-50 Beauchamp Place, SW3 1NY
Bem mais requintado, com azulejos típicos nas paredes e fado ao vivo a acompanhar o jantar. A variedade dos pratos é bastante maior, os empregados são uma simpatia e a comida deliciosa. O único senão é ter de largar cerca de £30 por pessoa.
-
Nando's* - está em todo o lado!
Este cadeia de
franchising começada por um português tem bastante sucesso por estas bandas e leva alguns ingleses a pensar que o nosso prato mais típico é o frango no churrasco. Apesar de não passar de um parente mais requintado da
fast food, a verdade é que o espaço é agradável e come-se bem e barato (£7 por meio frango). O molho piri-piri faz parte da sua imagem de marca e vende-se também nos supermercados. Tem sangria, vinho e cervejas portuguesas, mas quem optar pelo refrigerante beneficia de
refills ilimitados. Como bónus, têm ainda pastéis de nata quase autênticos.
-
Barraco Café - 4 Ferdinand Street, NW1 8ER (mesmo ao lado do mercado de Camden)
A sua pequena dimensão dá um ar aconchegado a este restaurante brasileiro. De entrada, recomendo a mandioca frita, os pastéis de bacalhau e o pão de queijo. As carnes são excelentes (entre a picanha e a parmeggiana de bife, mon coeur balance) e vêem sempre com 2 acompanhamentos, entre feijão, "fritas", arroz e salada - qualquer que seja a escolha, a quantidade é sempre muito abundante. Não vendem álcool, mas o guaraná e os sucos fazem as vezes. E para a sobremesa têm um fantástico pudim de leite condensado. O serviço às vezes demora um bocado, mas as empregadas são muito simpáticas.
-
Busaba Eathai - 106-110 Wardour Street, W1F 0TR
Depois de ultrapassada a fila de espera à porta e o desconforto de ficar sentado na mesma mesa (quadrada, para 12) com outras pessoas, é uma experiência que vale a pena! A cozinha tailandesa no seu melhor, comida com pauzinhos, por £12-15 por pessoa. Coma o que comer, aconselho arroz de côco e mango lassi para acompanhar.
-
Taro - 10 Old Compton Street, W1D 4TF
No coração do Soho, este restaurante é uma escolha econónica para apreciar as especialidades japonesas. Talvez não seja o melhor para verdadeiros apreciadores, mas para "amadores" é suficiente, e por £12 não se pode pedir mais. Para sobremesa, a única opção é gelado de chá verde.
-
Joy King Lau - 3 Leicester Street, WC2H 7BL
A prova da qualidade deste restaurante chinês é ser frequentado mais por chineses do que por turistas. Fui lá uma vez, acompanhado por experts que fizeram os pedidos - mas duvido que soubesse voltar a pedir as mesmas coisas! A variedade de "dumplings" era grande, com sabores diferentes do habitual, mas tudo muito saboroso!
-
La Porchetta - 33 Boswell St, WC1N 3BP
Deve ser o restaurante onde já fui mais vezes aqui. As pizzas são enormes e deliciosas - a minha recomendação vai para o calzone - e a conta consegue ficar pelas £10. O espaço é pequeno e um bocado barulhento, e se os empregados italianos estão bem dispostos o volume ainda é mais alto - mas ao mesmo tempo, o ambiente é bom, sobretudo para grupos mais novos. Existe também em Camden (74/77 Chalk Farm Road, NW1 8AN) e Angel (141 Upper St, N1 1QY).
Para terminar, há que fazer justiça aos pubs, essa instituição inglesa onde também se pode comer muito bem e barato! Ao almoço, há vários pubs que oferecem 2 pratos por £7 ou £8 libras, o que permite que 2 pessoas comam por £5 cada (isto com uma pint de cerveja a acompanhar, claro!). A variedade da ementa depende de cada lugar, mas em todos se pode encontrar os tradicionais sausages and mash (salsichas com puré), fish and chips e Sunday roast (carne assada com legumes).
Algumas sugestões:
- The Spread Eagle - 141 Albert Street, NW1 7NB (Camden)
- Crown and Goose - 100 Arlington Rd, Camden, London, NW1 7HP (Camden)
- The Cock - 27 Great Portland Street, W1W 8QG (Oxford Circus)
Claro que podem acrescentar lugares a esta lista na caixa de comentários!