quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Don Teodoro

É um lugar estranho, há que reconhecer. O próprio nome, "Don Teodoro", não se afigura como muito português. Lá dentro fala-se uma mistura de português e inglês, mas sempre com o volume no máximo! Nas paredes há bandeiras dos vários clubes, quadros da Amália e do Eusébio, anúncios de concertos (o Emanuel vem cá este sábado!) e festas, e loiça decorativa de gosto duvidoso. A televisão sempre sintonizada na SportTV, ou não fosse a clientela 90% masculina. Em dias de futebol está sempre cheio (e ainda com mais decibéis) e tem também muita gente a espreitar desde fora.
Mas é um sítio onde se come bem! E foi isso que fizemos ontem. Febras para os homens, bacalhau à Gomes de Sá para as senhoras, tudo em quantidade abundante e preço aceitável. Acompanhado de azeitonas e pão com manteiga, como convém, e regado a Super Bock.
O fundo musical foi variando, desde grandes clássicos do fado na voz de Tony de Matos, até um chill-out de jazz, passando pelo Brasil e por África. Mas sempre um bocado abafado pelas vozes de bagaço que discutiam a situação do Benfica, enquanto um ainda mais bebido ia cantando alto e dançando pela sala.
Foi sem dúvida uma experiência! Expliquei aos meus amigos internacionais que não somos todos assim, mas também não me envergonha de nenhuma maneira sentir-me um pouco parte deste ambiente tão popular, que no fundo é o mesmo de tantos cafés na nossa querida terra.
Para quem quiser ir ver pelos próprios olhos, a morada é 1 Plender Street, perpendicular à Camden High Street. Não se vão arrepender!

6 comentários:

João Ascensão disse...

isso em londres é um luxo T... um luxo!!

Minhoca disse...

por acaso nao fica em Camden Town?
ja jurar que vi esse restaurante numa transversal à avenida principal...

Sofia disse...

Fica! Fica mesmo! Eu estive lá no Verão passado, mas só deu tempo para usar a casa de banho... Tão português...

Leonor disse...

e a sofia estava na casa de banho ao telefone comigo. Lembro-me de me estar a condo café português.

Micas disse...

Estes lugares são o máximo...
Também os há por aqui e de vez enquanto sabe bem matar saudades da boa comida portuguesa ;))

Anónimo disse...

É Portugal dentro de Londres! Numa rua estreita, esquecida à entrada de Candem Town... vira-se a esquina e já se ouve Português. Aos Sábados e Domingos os três cafés enchem-se de Portugueses, malucos por um verdadeiro café (bica) e um pastel de nata. E os mini-mercados onde há sugos!!!! Ai que delícia...
Assitir a um jogo de futebol no Don Teodoro é fantástico. Há cornetas e tudo!!!! Lindo...