terça-feira, 23 de maio de 2006

Longe

Tive agora a minha appraisal, que é uma reunião anual com o manager em que ambos avaliamos o meu trabalho. Para os que começaram a trabalhar até 30 de Setembro, esta avaliação determina o bónus que vão receber, mas a mim ainda não toca nada.
Por coincidência, o encontro de hoje marcou também o fim da minha probation (período experimental), que era o tempo em que podiam decidir mandar-me embora se não estivessem satisfeitos. Não foi o caso, e - perdoem-me a gabarolice - acabei por estar a hora e meia da reunião a ouvir elogios do meu manager.
Faz hoje 6 meses que comecei a trabalhar, o que quer dizer que ainda falta 1 ano para terminar o contrato. Mas 12 meses começam a parecer-me muito longe.

Depois de um fim-de-semana em casa, acho que voltei com mais saudades. Eu sei que não me posso queixar da vida aqui, muito menos com as viagens que se aproximam. Gosto do meu trabalho, gosto da minha casa e das pessoas com quem vivo.
Apenas me lembrei que, estando aqui, há coisas que me fazem falta. Já nem digo o sol e a praia, que são maravilhosos mas não essenciais. Mas estar com os amigos de sempre fez-me sentir falta de alguém com quem conversar quando me apetece, alguém que perceba quando estou triste e se entusiasme com as mesmas coisas que eu.
Às vezes penso se fiz a escolha certa ao abdicar disto por uns tempos para ganhar alguma experiência profissional; quero crer que sim. E pode ser que isto ainda mude durante este ano...
Não quero que este post soe a lamento. Às vezes é preciso sacrificar umas coisas para ganhar outras. E fico contente por ver que, apesar de estar fora há quase 2 anos, a naturalidade de estar com os amigos numa tarde de praia ou numa geladaria de Lisboa é a mesma! E muitas vezes sou o que está mais a par de todas as novidades...

7 comentários:

p.canha disse...

tiago, muito obrigado pela revista! porque é que não aceitas-te o dinheiro da mafalda. como é que eu te vou pedir mais?! por favor compra-me a revista, mas na condição de eu te pagar!!!
um abraço.
paulo

p.canha disse...

dsculpa usar o teu blogue para mensagens... é que é tão mais facil!

Mafi disse...

Ti,
chego à conclusão que quem estáq longe sabe sempre mais sobre o que está perto, porque toda a gente pensa que não vais aber e conta, enquanto que com os amigos da zona ficamos sempre convencidos que alguém já contou!!!

Anónimo disse...

Ora o que a Mafalda acabou dizer e' mesmo verdade - em muitas coisas tambem tenho sentido que sou priviligiada e que estou mais perto dos amigos de Portugal do q estava antes. Ou pq as vezes falar por escrito e' mais facil ou porque, tal filho prodigo, nos ligam mais a nos que aos que estao mais proximos! Mais do que isso, a nossa vinda e' giro para eles e vamos ter tanto tempo para estar c eles depois... vais ver, quando voltares....

Anónimo disse...

Ah e parabens pelo resultado positivo do Apraisal - lembro-me do Ezequiel tb ter tido isso - nos PhD students nao temo e tenho alguma pena - acho que e' mesmo bom - gostava de ter uma nocao do que o meu chefe pensa de mim... apesar de ele nao se comportar como chefe!

DM em Caracas disse...

Oh rapaz! Os amigos de sempre vão continuar para sempre! Uns estão cá, outros também andam por aí por fora, uns tencionam voltar, outros ficar para sempre em novos países...
Mas continuam sempre amigos!
Aproveita bem o tempo fora, aprende muito, diverte-te como se não houvesse amanhã, e daqui a um ano, cá esperamos um Tiago diferente e o Tiago de sempre ao mesmo tempo.

Maffa disse...

Parabéns pelos elogios!
Ai ai, como te compreendo Tiaguinho nas crises de saudades.
Eu chego a ter saudades dos vizinhos da rua que sempre encontrei toda a minha vida. É um bocado ridículo...