quinta-feira, 28 de junho de 2007

Pensão

Enquanto estava no emprego anterior, descontava todos os meses para um esquema privado de pensões, ligado ao sector da habitação social. Isto para além do desconto obrigatório para a Segurança Social do Estado.
Ontem recebi uma carta desse esquema de pensões a informar-me da minha situação. Tudo muito bem explicadinho e fácil de perceber. Com o que descontei, terei direito a uma pensão de £333 (€500) por ano, quando chegar aos 65 anos - se as regras entretanto não mudarem. Ou seja, se fosse hoje receberia €40 por mês, o que eles prevêm que corresponda a €100 por mês em 2045.
Mas tenho uma alternativa: posso pedir de volta o dinheiro que descontei (menos taxas e impostos), o que me daria agora cerca de 150 contos para poupar (ou gastar) como quisesse. Eu sei que se ainda for vivo em 2045 acabo por receber muito mais, mas por outro lado é mais apelativo ter dinheiro disponível agora e tenho sempre assegurada a pensão normal. O que fariam no meu lugar?

5 comentários:

nes disse...

aqueles valores são válidos seja qual for o país que estiveres na altura dos 65 anos?

bom mas de qualquer maneira eu qualquer que fosse a situação acho que preferia reaver o dinheiro, e se não tivesse um propósito importante onde o tivesse de gastar, acho que investia, e ia re-investido o capital acumulado etc... que no fundo é o que tenho estado a fazer às minhas economias, espalhadas por várias "modalidades de investimento"... acho que acaba por ser melhor já que o dinheiro não está "parado" no tempo ^^

Anónimo disse...

Eu cá vou pela mesma ideia. Levanta-o e investe. Se investires bem vais ter mais do que les te dizem que vais ter em 2045. Acho eu ... Tia Dáda

Anónimo disse...

A resposta é óbvia... aplica o teu dinheiro num PPR do BPI!! Mas tem que ser do BPI, porque só esses é que dão ganhos bastante superiores à média do meracdo (embora rentabilidades do passado não garantem as rentabilidades do futuro)!! Vai ver que quando chegares aos 65 anos terás muito mais do que €100/mês. Eu fiz as contas.

Anónimo disse...

Bem Raposo.... tu não perdoas uma!!!!

Anónimo disse...

Premium Bonds!
Eu desde 2001 que tenho investido em Premium Bonds da NS&I de sua Majestade.
Em vez de colocar o dinheiro numa privada para a minha reforma, coloco em Premium Bonds, desde 2002.
No ano passado recebi £100,000.00 em premios e melhor de tudo... It's Tax Free!
Vale apena!