sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

O que fazes na vida?

Sempre tive um problema com esta pergunta, tanto em Portugal como aqui. Quando me perguntam pela profissão, gostava de poder responder de uma forma directa, que toda a gente percebesse, assim tipo médico, repórter fotográfico ou até mesmo uma das novas expressões politicamente correctas, como auxiliar da acção educativa. Mas como diria um professor meu, não é assim tão fácil...
A confusão começa por ter tirado o curso de Direito e, ao contrário de 90% dos meus colegas, não ter feito o estágio de advocacia nem os exames da Ordem. Ou seja, não sou, nem pretendo vir a ser, um advogado. Quando tenho de preencher o campo da profissão num formulário em Portugal escrevo "jurista", mas quando tenho de dizer a alguém o que sou, aí é que a porca torce o rabo!
- Tirei o curso de Direito.
- Ah, é advogado...
- Não... sou...
- Juiz?
E imaginem explicar isto no ano em que estava a fazer introdução de dados, ou a vender T-shirts ou a fazer de motorista no Euro! Para que fique bem claro, três funções que me deram grande prazer.
Entretanto, a confusão aumentou depois de ter estudado Política Social, que é uma área com que realmente me identifico e onde pretendo fazer, ainda que seja alérgico a esta palavra, carreira. Não sou político, nem sociólogo, nem assistente social, mas sinto-me posicionado algures no meio dos três.
Quando me perguntam o que faço, digo que sou policy officer numa housing association, o que para os ingleses é claro como água. Podem não saber muito bem o que faz uma housing association, mas quase todas as organizações têm uma pessoa ou uma equipa a tratar das "policies" (= políticas), isto é, dos regulamentos internos, do modo de funcionar da empresa, da coordenação entre serviços, da cooperação (e comparação) com outras organizações do sector e da adequação à lei.
Mas se digo policy officer a um compatriota, ainda vai pensar que sou agente da polícia! E como é difícil adaptar o conceito de housing association à realidade de Portugal, acabo por demorar séculos a responder à malfadada pergunta:
- Trabalho na área social, numa "empresa" de habitação social, mas é uma coisa sem fins lucrativos, quer dizer... nós arrendamos casas às pessoas que não podem pagar muito por elas... e o meu trabalho é organizar o funcionamento interno da empresa, assegurar que os serviços vão melhorando...
- ...? (ar confuso)
- Humpf...

2 comentários:

Goncalo Boavida disse...

Como te percebo Tiago.

Anónimo disse...

Tiago, peço desculpa, mas ainda não percebi bem o que fazes concretamente.
Abraço,

Amaro