quarta-feira, 1 de março de 2006

Cinzas

As duas maiores festas cristãs do ano, o Natal e a Páscoa, começam a ser vividas umas semanas antes. Não estou a falar das compras e das decorações, mas sim de uma preparação interior, como quem arruma a casa antes de dar uma festa. Esse é o sentido do Advento (as 4 semanas antes do Natal) e da Quaresma, o período de 40 dias que precede a Páscoa.
Hoje é Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. Na missa de hoje, o padre faz-nos uma cruz na testa com cinzas, um gesto simbólico que vem do século X, e que serve para lembrar a nossa mortalidade e a nossa fragilidade face ao pecado.
É também um dos dois dias do ano em que os cristãos são convidados a fazer jejum (o outro é a Sexta-Feira Santa).
A maneira como cada um faz esse jejum varia com a necessidade de cada um: para um adulto saudável, pode ser cortar uma refeição ou passar o dia "a pão e água", mas para uma pessoa que precise de mais energia para trabalhar pode ser menos rigoroso, e as crianças e os idosos estão obviamente "isentos". Não se trata de masoquismo, mas sim de deixar que o espírito se concentre no que hoje é mais importante, e lembre do sacrifício que Cristo fez por nós. E para dar mais sentido ao gesto, o que hoje gastaríamos em comida deve reverter para os pobres.
No resto da Quaresma, é-nos pedido que renunciemos a uma coisa de que gostamos (ou que nos comprometamos com uma boa acção que implique algum esforço), também em favor dos que mais precisam. E para lembrar a morte de Jesus, às sextas-feiras devemos fazer abstinência, o que normalmente se traduz em não comer carne (antigamente era durante toda a Quaresma, e por isso o Carnaval se chama assim, por ser o último dia em que se podia comer carne).
Da mesma forma que muita gente faz o sacrifício de comer menos para emagrecer, e os atletas renunciam a tantas coisas para se prepararem, estas pequenas acções servem para ajudar a atingir um bem maior. Não valem por si mesmas, nem são um exame à nossa capacidade de auto-domínio. Visam apenas centrar-nos na necessidade de uma conversão que nos reaproxime do Pai, e por consequência nos torne também mais abertos aos outros. É este o significado de fazer penitência.
Daqui a 40 dias, com a Ressurreição, virão as amêndoas e os chocolates, para terminar este tempo de alguma privação. Mas o propósito de ser melhor é para continuar durante o resto do ano!

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi Tiagão!!

Que saudades!!
Gostei deste teu post!!(n qr dizer q n gosto dos outros, mas cm n tinhas nenhum cometário... n resisti, em deixar a minha opinião! Obrigada!!)

Bjinhos