sexta-feira, 7 de abril de 2006

Burocrata


Grande parte do meu trabalho aqui consiste em tratar de burocracias. Tenho de criar ou rever "policies and procedures", ou seja, as regras e procedimentos das várias áreas em que a association actua: como decidir quem tem direito a uma casa, como tratar de uma casa a precisar de obras, como lidar com casos de violência doméstica... Ao todo deve chegar a 50 assuntos diferentes, e eu este ano vou ter 10 a meu cargo. Organizar reuniões, fazer focus groups e inquéritos aos residentes, escrever o documento, fazer um diagrama com o processo a seguir e treinar o staff que vai ter de o usar.
Mas nesta semana tive de meter literalmente mãos à obra. Antes de implementarmos umas medidas novas, tínhamos de perguntar aos residentes se estavam de acordo com elas. Para isso, era preciso mandar uma carta a 200 pessoas e eu estava encarregue disso. Além de redigir o texto e alinhar o inquérito, como outros colegas estavam ocupados acabei por ter de levar o processo até ao fim: tirar fotocópias, dobrar folhas, meter dentro dos envelopes, imprimir os endereços e enviar. Por muito chato que isto vos possa parecer (e é!), até foi uma boa pausa, um trabalho meramente mecânico sem ter de pensar nada.
Fez-me lembrar os 3 meses que trabalhei na CCPJ, onde tinha de inserir dados, fazer registo de correspondência, mandar cartas, arquivar processos e outras burocracias várias. E gostava! Como trabalho temporário, claro.
Tem de haver alguém a gostar de cada coisa, senão quem é que fazia as autópsias?

1 comentário:

Mafi disse...

Obrigada pela imagem de fim de dia...:S