sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Tesourinhos deprimentes

Parece que está na moda ir buscar coisas do passado para nos fazer rir ou brilhar os olhos de nostalgia. Tudo isto graças à internet e à possibilidade de qualquer pessoa publicar os seus velhinhos registos VHS em sites como o YouTube.
Na maioria dos casos, os nostálgicos estão na casa dos vintes ou trintas - as crianças dos anos 80! Apesar de termos passado muito mais tempo a brincar na rua que as crianças de hoje, também é verdade que víamos muita televisão. E como só havia 2 canais e não se comprava filmes a granel como agora, acabávamos por ver todos a mesma coisa! Basta ver as nossas reacções histéricas quando numa festa aparece a música do Dartacão, ou a lágrima que nos continua a cair quando lembramos o fim do ET. Recomendo a este propósito os excelentes blogues sobre o tema, como o 80s - a Melhor Década ou o Verdes Anos.
Mas o que tem ganho mais visibilidade é a rubrica dos "Tesourinhos Deprimentes" que os Gato Fedorento têm incluido no seu programa. Todas as semanas mostram hilariantes imagens de arquivo da RTP, tendo como protagonistas figuras tão queridas do nosso imaginário como Luís Pereira de Sousa ou Eládio Clímaco.
Este é o meu preferido: uma aula de auto-defesa dado pelo uma agente da PSP (reparem no cabelo!) no "Olha Que Dois", programa do Goucha e da Teresa Guilherme.
- TOMA, bandido! Agora foge e bate às campaínhas...


Outro fenómeno de revivalismo dá pelo nome de José Cid. Quando se julgava perdido para sempre nos anais da história da música ligeira em Portugal, eis que ressurge com uma espantosa popularidade entre a juventude. Concertos cheios no Maxime, no Casino Lisboa, no Terreiro do Paço... e prova disso é o facto de este videoclip no YouTube já levar cerca de 150 mil visitas!
É uma canção velhinha mas cheia de significado: o marido fiel e dedicado, que sai de manhã para trabalhar, enquanto a mulher cuida dos filhos e prepara-se para uma noite romântica. O clímax é quando ela lhe telefona para o trabalho, a meio da tarde, morta de saudades:
- Não sei viver sem ti, amor. Não sei o que fazer...
Ao que ele responde:
- Faz-me favas com chouriço, o meu prato favorito! Quando chego para jantar quase nem acredito...

3 comentários:

Anónimo disse...

depois de um fds inteiro a ouvir falar do "toma bandido" e das favas com chouriço, tinha mesmo de ver... doi-me a barriga de rir!!

João Ascensão disse...

T, são mesmo 2 pérolas da rica história da televisão portuguesa!!

Não me levem a mal, mas gosto muito da parte em que o maravilhoso Cid canta: "... e nem toco a secretária que é tão boa...". Não é uma maravilha?

Um abraço e obrigado por nos recordares os tempos áureos da nossa TV...

DM em Caracas disse...

Tiago! Estou indignado! Que aldrabão que me saíste!
Como é que fizeste estas montagens??? A geração que nos precedeu não podia ser assim tão má! Recuso-me acreditar...
TOMA, BANDIDO! ;-)