segunda-feira, 9 de julho de 2007

Live Earth

Sábado foi dia de Live Earth. Foram 9 horas de concerto, com alguns dos grandes nomes dos tops musicais. O estádio de Wembley não encheu, mas estava compostinho. Na plateia havia gente de todas as idades, e era giro reparar com que vibravam cada grupo de pessoas - dos Duran Duran aos Black Eyed Peas há certamente um salto de várias gerações!

O prémio "canção que não me saiu da cabeça o resto do dia" foi para os Razorlight, com o seu "America". Antes deles tinham tocado os Genesis, a abrir as hostilidades.

Logo a seguir veio uma das bandas que tinha mais expectativa de ver, os Snow Patrol. O disco deles (Eyes Open) é muito bom do princípio ao fim, e em palco eles reproduziram as canções fielmente. E é bom ver uma banda com "gente normal".
Seguiu-se um dueto entre David Gray e Damien Rice ("and so it is..."), os Kasabian, o escocês Paolo Nutini, os hits dos Black Eyed Peas e os Duran Duran (que estiveram a dar uma entrevista a poucos metros de nós).

Outro grupo que pôs toda a gente a dançar foram os Red Hot Chili Peppers, em especial "Can't Stop" and "By the Way". Depois vieram os Bloc Party (passaram-me ao lado), Corinne Bailey Rae ("love put your records on") e os Keane (bom para cantar em coro.

Não esperava vir a estar num concerto dos Metallica, mas acabou por ser um dos melhores momentos do dia. Tocaram os êxitos Enter Sandman e Nothing Else Matters, que me fizeram recuar 15 anos no tempo.
Veio então a parte do concerto que menos gostei: o heavy metal místico-ridículo dos velhinhos Spinal Tap, a melguice do James Blunt, a música electrónica dos Beastie Boys e umas canções mais pesadas dos Foo Fighters.

Logo após o anoitecer, chegou a vez de Madonna terminar o espectáculo - que aqui a hora dos concertos acabarem é às 10 e meia. Depois do hino do evento (Hey You), cantou uma versão diferente de La Isla Bonita, Ray of Light e Hung Up.

Foi tempo de deixar os ingleses correr para os transportes e ir comer um belo frango num restaurante português mesmo ao pé do estádio. Ficou a música e a memória fresca sobre a necessidade de mudar pequenos hábitos para salvar o planeta.

1 comentário:

Mafi disse...

É impressão minha ou visto desta maneira não há distinção de quem é quem? :D