segunda-feira, 9 de maio de 2005

Comer bem



Nunca tive cuidado especial com a alimentação. Apesar da insistência dos meus pais para que eu comesse fruta, quase sempre eu resistia insensatamente. E em minha casa nunca faltou pão com manteiga, muita "chicha" e batatas fritas. Mas antes isso que o oposto: sei que poucos cientistas subscreveriam esta tese, mas acho menos saudável para o corpo a cultura "light" e macrobiótica (as gorduras também têm o seu papel e a carne dá-nos preciosas proteínas), e para o espírito a preocupação excessiva com a contabilidade dos nutrientes e das calorias que nos vêm à mesa. Posso sempre argumentar em favor da "anarquia alimentar" que tenho bastante resistência à doença (suponho que também me ajudou ter sido amamentado até muito tarde), mas não preciso de encontrar justificações para a minha fraqueza: a verdade é que simplesmente não resisto aos doces conventuais, carnes gordas, enchidos, queijos, batatas fritas, refrigerantes, manteiga com pão ou leite condensado.
Por outro lado, nunca tive inclinação nem paciência para exercício. Gosto de jogar à bola de vez em quando e fiz natação durante dois anos, mas não me imagino a frequentar um ginásio (tentei um mês mas aborreci-me de morte) ou a ir correr para o parque.
Conjugando estes dois factores, e apesar de na juventude sempre me ter aguentado em razoável forma, com o passar dos 20 fui acumulando uma proeminente barriga, e aqui em Londres, com uma autêntica overdose de fritos, alcancei, pela segunda vez na vida, a fasquia dos 80kgs.
Não só pela estética mas sobretudo por uma questão de conforto (todas as calças me estão apertadas e cansa-me subir as escadas até ao segundo andar), resolvi ter cuidado com o que como. Renunciei aos fritos do pequeno-almoço, e passei a tirar fruta e iogurte, que vou comendo durante a tarde (antes "encharcava-me" em comida de manhã e esperava pelo jantar para voltar a comer); tento beber pelo menos 1 litro de água por dia; ao jantar como normalmente. Só não consigo renunciar às sobremesas!
Não tenho o objectivo de alcançar algum peso em especial, nem sequer tenho aqui balança para controlar, mas posso dizer que em duas semanas já consegui um regular funcionamento do organismo. Curtem o eufemismo?

2 comentários:

Maffa disse...

Ai que saudades do Projecto da dieta... em que o peso era controlado afincadamente pelos olhos de balanca do Mister Peps e Zé maria. Vai uma sopinha de abóbora p manter a forma? Boa sorte Tiago, bj da menina doces de leite.

DM em Caracas disse...

Grande Tiago! Espero que tenhas mais força de vontade que eu que, desde que comecei a fazer dieta, já a suspendi umas 20 vezes "só por um hora ou duas". eheheh
Mas já consigo que um fato meu não esteja totalmente disforme quando o visto...
Abraço