terça-feira, 10 de maio de 2005

Época de exames

Sempre foi assim, eu é que já não me lembrava - já lá vão 2 anos desde que acabei o curso, parece uma eternidade.
Gosto mais de estudar para os exames do que do resto do ano lectivo (claro que as férias estão muitos furos acima!). É certo que quando se aproxima o momento da verdade a coisa aperta um bocado, e não é muito agradável saber que a avaliação de todo um ano se joga em duas horas de escrita. Mas o que eu gosto mesmo é de perceber que finalmente estou a aprender! Agora sim, começo a relacionar as coisas, a perceber porque era importante saber as teorias para lhes poder dar forma com exemplos. Claro que já podia ter sentido isso antes, mas já se sabe como isto funciona: uma pessoa só começa a estudar a sério quando é posta à prova.
E também gosto deste ritmo, de acordar cedo, ler e debater durante o dia, e à noite desanuviar.
Fui agora almoçar com uma colega coreana, que faz parte de um "study group" que criámos: com mais duas raparigas, uma japonesa e outra de Hong Kong, cada um prepara alguns tópicos durante a semana e reunimo-nos aos domingos para trocar ideias. Estava-lhe a explicar uma parte da matéria, depois fomos relacionando isso com experiências de Inglaterra e dos nossos países, e tudo me estava a parecer muito mais claro e interessante (não me recordo de alguma vez ter discutido coisas do Direito). E é também por esta partilha sobre as políticas e a sociedade de cada país que vale muito a pena estar aqui, para além do que vou aprendendo nas outras conversas (muito mais interessantes ainda) sobre cultura, gastronomia e costumes...

1 comentário:

croque disse...

Ola Tiago. Depois de um longo jejum de posts chegaste cheio de vontade. E assim mesmo! Quanto ao nosso cafe, apalavrado ja desde o ano passado... Fico a espera que digas alguma coisa, porque a minha disponibilidade nao e muita, so aos Domingos.
Fica bem e ate um proximo post.