segunda-feira, 2 de maio de 2005

De volta!

E eis que estou de volta a Londres e ao blog!
Antes de mais, os meus pedidos de desculpa por tão grande abandono... Durante as férias e até à última sexta, estive ocupado com a escrita de dois trabalhos, felizmente já entregues, mas a maior explicação para não ter escrito é mesmo a preguiça, minha grande inimiga.
Estive em Portugal 5 semanas. Parece um exagero, mas o sistema inglês funciona mesmo assim: 10 semanas de aulas no Outono (Outubro/Dezembro), depois 4 semanas de férias, 10 semanas de aulas no Inverno (Janeiro/Março), depois 5 semanas de férias, e por fim a época de exames (Junho). Por isso, a última aula que tive foi na LSE foi em Março, e agora já só vou ter umas sessões de revisões e exames (o último é a 20 de Junho).
Bem, mas tenho muitas coisas a comentar. Vamos por pontos:

1. A morte de João Paulo II. Este Papa ficará sempre como um exemplo para mim, pela forma radical como viveu toda a sua vida: sempre em estreita ligação com Deus, numa oração quase permanente; sempre uma voz activa pela liberdade, pela paz, pelo diálogo entre religiões, pela defesa da vida.
Foi também um Papa que atraiu os jovens para os valores do Evangelho. Estive entre os muitos milhares de jovens que reuniram em Roma (2000), Toronto (2002) e Madrid (2003). Estive também nas 3 visitas do Papa ao nosso país. E vi-o ainda mais de perto quando estive de visita a Roma, em 2002. Em todas as vezes senti a comoção de estar perante uma figura muito especial, que irradiava algo que não podia vir só das suas virtudes humanas, mas do Espírito que o inspirava.

2. A visita do Eduardo. Mais uma vez foi um prazer tê-lo comigo em Portugal. Sempre à vontade com a minha gente, que já começa a ser também sua. Mostrei-lhe o que me tinha faltado mostrar no Natal (Sintra, Évora, Palmela...) e também passámos alguns dias a estudar. Depois de Portugal, ele começou a trabalhar em part-time num escritório de arquitectos.

3. O casamento do Pedro e da Isabel. Mesmo antes de regressar a Londres, o momento mais marcante! Fiquei muito contente por ser testemunha (vulgo padrinho) desta união, uma vez que estive em Roma quando tudo começou, e depois acompanhei os 5 anos de namoro, em que a Isabel ficava lá em casa, e também fomos fazendo alguns programas juntos.
A cerimónia foi bonita, e que bom que é ver que os noivos estão ali mesmo por convicção (e não porque fica bem)! E depois a festa foi muito animada! Para já, foi engraçado para mim ter familiares de um lado e amigos do outro! E também foi especial estar com os meus amigos mais próximos, pela primeira vez juntos a dançar depois de uma adolescência cheia de Vermelhas e outras aventuras. Vamos ver se agora pega!
E o meu obrigado público à Isabel e ao Pedro pelo testemunho que me deram, de como as coisas podem ser bem vividas e conquistadas, contra as correntes do mundo... Só não agradeço terem-me feito sentir que estou, ou estamos todos, a ficar velhos!!

Sem comentários: